Pesquisa ibope Eleições 2010 traduzida em número no Estado de Roraima

Bom Dia Roraimenses e Roraimados,

Sabemos que essa Pesquisa  pela corrida eleitoral do Estado de Roraima ao se anunciada gerou bastante discussão e alegações de ambos os lados, há aqueles que acham que até houve fraude para beneficiar candidato A ou B.

A pesquisa foi contratada pela Rádio e TV Amazonas, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima com o número 3282/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 20756/2010.

Bem uma coisa é certa, tem que ser levada em consideração diversos aspectos metodológicos quem que um teste desta magnitude é aplicada. A Pesquisa foi realizada por um órgão sério e sim o teste é válido, Por mais que determinado candidato tenha feito alguma mágica para ter colocado seu eleitores na rua nos dias das pesquisas que foram realizadas no final do mês de Julho deste ano (2010).

Algumas estratégias são feitas por estes órgãos como uma visita em locum surpresa evitando assim que os candidatos espalhem seus eleitores nas áreas pesquisadas e quem aplica os testes são pessoas extremamentes qualificadas para o mesmo.Sobre a Legalidade da última pesquisa feita.

Agora fique sabendo qual o perfil do Público Pesquisado, quais foram as Cotas amostrais, idade, Escolaridade dentre outras informações a fonte é do próprio IBOPE.

Alguns pontos poderiam ter sido evidenciados na pesquisa como: Quais Municípios do Interior do Estado foram Abordados, não há qualquer referência no relatório final.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA

OBJETIVO O projeto tem por objetivo geral levantar um conjunto de informações sobre o clima de opinião referente a temas relacionados ao cenário eleitoral junto

aos eleitores do Estado de Roraima.

LOCAL Roraima.

PERÍODO DE CAMPO De 27 a 29 de julho de 2010.

UNIVERSO A pesquisa é realizada com eleitores de 16 anos ou mais da área em estudo.

AMOSTRA  O modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em 3 estágios.

No primeiro estágio os municípios são selecionados probabilisticamente através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho)

sistemático, com base na população de 16 anos ou mais de cada município.

No segundo estágio são selecionados os conglomerados: setores censitários, com PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) sistemático. A

medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores.

Finalmente, no terceiro estágio é selecionado em cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis descritas abaixo.

VARIÁVEIS PARA

COTAS AMOSTRAIS SEXO: Masculino e Feminino.

GRUPOS DE IDADE: 16-17, 18-24, 25-29, 30-39, 40-49, 50-69 e 70 anos e mais.

INSTRUÇÃO: Até 4ª série do ensino fundamental; 5ª a 8ª série do ensino fundamental; ensino médio e superior.

ATIVIDADE: Setor de dependência – agricultura, indústria de transformação, indústria de construção, outras indústrias, comércio, prestação de

serviços, transporte e comunicação, atividade social, administração pública, outras atividades, estudantes e inativos.

FONTES DE DADOS PARA ELABORAÇÃO DA AMOSTRA: Censo 2000, PNAD 2008 e TSE 2008.

NÚMERO DE

ENTREVISTAS Foram realizadas 812 entrevistas.

MARGEM DE ERRO O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre

os resultados encontrados no total da amostra.

COLETA DE DADOS  Entrevistas pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.

As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo IBOPE, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público.

CONTROLE DE

QUALIDADE  Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas.

Fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

REGISTRO  Esta pesquisa está registrada no TRE/RR sob protocolo nº 3282/2010 e no TSE sob protocolo nº 20756/2010.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS:

PARA EFEITO DE TABULAÇÃO FORAM CONSIDERADAS AS SEGUINTES VARIÁVEIS:

. TOTAL

. SEXO – Masculino e Feminino.

. GRUPO DE IDADE – 16 a 24 anos; 25 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 49 anos; 50 anos e mais.

. ESCOLARIDADE  – Até 4ª série do fundamental; 5ª a 8ª série do fundamental; Ensino médio; Superior.

. RENDA FAMILIAR

(EM SALÁRIOS MÍNIMOS) – Mais de 2; Mais de 1 a 2; Até 1.

. REGIÃO – Boa Vista; Interior.

. INTENÇÃO DE VOTO PARA

GOVERNADOR                                     – Anchieta; Neudo Campos; Outros/ Branco/ Nulo/ Indecisos.

. AVALIAÇÃO DA ADM. DO

GOVERNO ESTADUAL – Ótima/ Boa; Regular; Ruim/ Péssima.

OBSERVAÇÃO

– As perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS


Perfil dos entrevistados
RENDA FAMILIAR (EM SALÁRIOS MÍNIMOS)

Os próximos números apontam dados importantes onde se observa que a grande maiora em Média de 70% mostra-se satisfeito com a vida que vem levando.

P.S O que seria a vida que vem levando? Essa pergunta poderia ter sido melhor elaborada. esta muito espessa.

Ponto importante da Pesquisa em relação a intenção de voto para GOVERNADOR do Estado de Roraima.

Voto Para Governo

Intenções Para Governo / RR
Gráfico das intenções / RR

a) Após uma Breve avaliação deste ponto Observa-se que a maioria dos pesquisados de nível superior optou em votar no Candidato Neudo Campo com 28% e o mesmo grupo de eleitores cerda de 40% estão indecisos (Acho que vão reforçar a campanha nas universidades e/ou órgãos). Já nos níveis fundamentais e médio Anchieta lidera numa média de 29 e 37%.

b) Os eleitores maior que 50 anos proporcionalmente aparece na sua totalidade em 34% à favor de Achieta contra 22% de Neudo. Por outro lado Neudo aparece conquistando a maioria dos jovens.

Observação Parcial:

Um Ponto importante é que esta pesquisa serve não só para observar a intenção de voto do eleitor Roraimense mais também serve para se utilizar desses dados tais como reforçar os pontos fracos e manter os pontos onde já se conquistou o voto.

Há de se destacar ainda o índice digamos de rejeição e indecisos somam a espantosa casa dos 38%. Como a campanha do corpo-a-corpo de dá de forma mais intensa neste momento é a hora de conquistar esse grande quantitavo ocioso.


Tem Um ótimo dia roraimenses!

CruvianaPress

2 comentários em “Pesquisa ibope Eleições 2010 traduzida em número no Estado de Roraima

  1. O POVO TEM O PODER DE MUDAR O DESTINA DE RORAIMA, BASTA NOS UNIR EM PROL DESTE ESTADO DO JEITO QUE ESTAR NAO PODE CONTINUAR, VAMOS EXECER NOSSO PODER DE SERMOS DEMOCRATICOS E DE DECIDIR NOSSOS PROPIO DESTINO, NAO VENDA SEU VOTO SEJA UM ELEITOR CONCIENTE.

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